O seu nome foi criado a partir do deus grego chamado Atlas e é responsável por separar as Américas, a África e a Europa. Sendo o único Oceano que se interliga com todos os outros. É o segundo maior Oceano e suas águas cobrem 20% da superfície da Terra.
O “mar das índias” como também é conhecido, apresenta grandes profundidades, algumas delas alcançam os nove mil metros abaixo da superfície. Ele banha a costa leste e sudeste da África e o sul da Ásia, além da parte oeste da Oceânia.
No passado, acreditava-se que suas águas eram mais calmas, o que não é totalmente verdade. É o maior dos Oceanos e cobre quase um terço da superfície do planeta, contendo muitos vulcões no interior das suas águas. Ele divide a Oceânia, a Ásia e a costa oeste das Américas.
Situa-se ao norte do globo terrestre, na região do polo norte. As suas águas banham porções do continente Europeu, do continente Asiático e partes do continente Americano. É considerado o menor e mais raso dos Oceanos. Parte de suas águas permanece congelada no período de Inverno.
Fica no hemisfério sul do Planeta, na região do Polo Sul e banha o continente da Antártida. É o segundo menor dos cinco Oceanos, apresentando temperaturas que ultrapassam os 60 graus negativos. Possui a maior reserva de água doce do mundo, devido ao gelo que cobre a Antártida
Jacques Cousteau, entrou para a história como o inventor do Acqualung, o primeiro equipamento de mergulho autónomo. No entanto, foi muito mais do que um inventor. Cousteau era também mergulhador, oceanógrafo, activista ambiental e documentalista. Ao longo de seus 87 anos de vida, desempenhou um papel cativo na história do mergulho e do mundo Oceânico.